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Truco é um jogo de cartas jogado com dois ou quatro jogadores. O baralho sujo possui 40 cartas(sem as cartas 8, 9 e 10) e o
limpo 24 cartas.
As partidas no Truco são chamadas de 'mãos' e cada mão tem três vazas. Uma mão no truco paulista pode valer um, três,
seis, nove ou doze pontos e as manilhas não são fixas.
Ser o primeiro jogador ou dupla a marcar doze pontos ou mais.
1) Número de jogadores:
Dois ou quatro jogadores.
2) Baralho:
3) Embaralhamento, Corte e Distribuição:
Na primeira partida, o jogador que distribui é escolhido aleatóriamente.
O jogador que embaralha é o mesmo que distribui as cartas.
O jogador que realiza o corte está a direita de quem distribui as cartas.(apenas em dupla)
O jogador que inicia a mão está a esquerda de quem distribui as cartas.(apenas em dupla)
4) Como jogar:
O jogador que jogar a carta de maior valor vence a vaza e o jogador ou dupla que vence mais vazas vence a mão.
Em cada mão há dois tipos de cartas: comuns e manilhas
4.1) Cartas Comuns:
4.2) Manilhas:
As manilhas são determinadas pela carta virada, após a distribuição das cartas, sendo o valor das manilhas
igual ao próximo valor indicado pela carta virada.
As manilhas dependem do naipe e seguem a seguinte ordem (maior para menor):
Paus(Zap), Copas(Copeta), Espadas(Espadilha) e Ouros.
5) Aumentando o valor da mão
5.1) Pedindo truco
Todo jogador, na sua vez, pode pedir TRUCO e o oponente ou dupla adversária deverá responder se aceita,
corre ou pedi seis.
5.2) Respondendo a um pedido de truco
Se o jogador ou dupla aceitar o pedido de TRUCO, o valor da mão será de três pontos.
Se o jogador ou dupla não aceitar(correr) o pedido de TRUCO, o oponente ou dupla adversária ganhará um ponto.
Se o jogador ou dupla pedir SEIS, o oponente ou a dupla adversária deverá responder se eles aceitam, correm ou pedem NOVE.
5.3) Respondendo a um pedido de seis
Se o jogador ou dupla aceitar o pedido de SEIS, o valor da mão será de seis pontos.
Se o jogador ou dupla não aceitar(correr) o pedido de SEIS, o oponente ou dupla adversária ganhará três pontos.
Se o jogador ou dupla pedir NOVE, o oponente ou dupla adversária deverá responder se eles aceitam, correm ou pedem DOZE.
5.4) Respondendo a um pedido de nove
Se o jogador ou dupla aceitar o pedido de NOVE, o valor da mão será de nove pontos.
Se o jogador ou dupla não aceitar(correr) o pedido de NOVE, o oponente ou a dupla adversária ganhará seis pontos.
Se o jogador ou dupla pedir DOZE, o oponente ou a dupla adversária deverá responder se eles aceitam ou correm.
5.5) Respondendo a um pedido de doze
Se o jogador ou dupla aceitar o pedido de DOZE, o valor da mão será de doze pontos.
Se o jogador ou dupla não aceitar(correr) o pedido de DOZE, o oponente ou a dupla adversária ganhará dez pontos.
6) Casos Especiais
6.1) Em caso de empate
6.1.1) Primeira vaza: Se a primeira vaza terminou empatada, o jogador ou a dupla que vencer a segunda vaza vence a mão.
6.1.2) Segunda vaza: Se a segunda vaza terminou empatada, o jogador ou a dupla que venceu a primeira vaza vence a mão.
6.1.3) Terceira vaza: Se a terceira vaza terminou empatada, o jogador ou a dupla que venceu a primeira vaza vence a mão.
6.1.4) Todas as vazas: Se todas as vazas terminaram empatadas, o jogador ou a dupla que distribuiu as cartas vence a mão.
6.2) Mão de Onze
O jogador ou a dupla que marcar onze pontos primeiro poderá decidir se joga ou não a próxima mão. No modo dupla, os jogadores da dupla poderão
ver as cartas um do outros.
Se o jogador ou a dupla decidir jogar, o valor da mão será de três pontos e caso decida não jogar, o oponente ou a dupla adversária irá ganhar
um ponto.
Ninguém poderá pedir truco durante a Mão de Onze.
6.3) Mão de Ferro
Quando ambas os jogadores ou duplas estão com onze pontos a próxima mão será a "Mão de Ferro" e ninguém poderá pedir Truco.
O jogador ou a dupla que vence a "Mão de Ferro" vence o jogo.
Neste modo você jogará contra inteligência artificial do jogo.
2) Premiação da Partida Simples
A premiação depende se o jogador vence ou não o jogo.
MODO UM JOGADOR | ||
---|---|---|
Status | Premiação | Rank Pontos |
Vitória | x 15 | 03 pts |
Derrota | x 02 | 01 pts |
3) Premiação extra
Você pode assistir um anúncio no final do jogo para ganhar moedas, desde que tenha vencido a partida.
Neste modo você jogará contra outro jogador.
Cada jogador possui 99 segundos para realizar sua jogada.
Para criar uma sala privada ou entrar em uma sala pública você precisará
de moedas azuis.
*ATENÇÃO: Só é possível jogar no modo multiplayer quando há outros jogadores dispónives para jogar.
1) Criando uma sala privada
2) Entrar em uma sala privada
3) Criando uma sala pública
4) Entrar em uma sala pública
5) Premiação
A premiação no modo multiplayer depende se o jogador ou sua dupla vence ou não.
Não haverá premiação no modo multiplayer caso algum jogador saia da jogo antes do seu termino.
MODO MULTIPLAYER | ||
---|---|---|
Condição | Premiação | Rank Pontos |
Vitória | x 50 | 05 pts |
Derrota | x 10 | 03 pts |
Na loja você poderá adquirir avatares, baralhos, moedas e gemas.
1) Adquirindo um item
Após clicar no item desejado, pressione o botão confirmar.
Em estatisticas você poderá visualizar o seu desempenho, acessar placares, conquistas, seus itens e trocar o nome
do seu jogador.
1) Acessando os seus itens
Pressionando o botão inventário, o jogador acessará os seus itens adquiridos.
Para trocar o item atual, basta clicar no item desejado e pressionar o botão voltar.
2) Alterando o nome
O usuário poderá alterar o nome do seu jogador.
Caso deseje, o jogador poderá enviar as suas estatísticas para visualizar os placares do jogo.
Na tela de consquistas é possível visualizar todos troféus e medalhas conquistados pelo jogador.
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