Truco é um jogo de cartas jogado com quatro ou dois jogadores. O baralho pode ter 40 cartas(sem as cartas 8, 9 e 10) ou
27 cartas (Mineiro) ou 24 cartas (Paulista).
As partidas no Truco são chamadas de 'mãos' e cada mão tem três vazas. Uma mão no truco pode valer dois, quatro,
seis, dez ou doze pontos na versão mineira ou um, três, seis, nove ou doze pontos na versão paulista.
Ser a primeira dupla ou jogador a marcar doze pontos ou mais.
1) Número de jogadores:
Dois ou quatro jogadores.
2) Baralho:
Um baralho com 40 cartas(Sujo), 27 cartas(Limpo - mineiro) ou 24 cartas(Limpo - paulista).
3) Embaralhamento, Corte e Distribuição:
Na primeira partida, o jogador que distribui é escolhido aleatóriamente.
O jogador que embaralha é o mesmo que distribui as cartas.
O jogador que realiza o corte está a direita de quem distribui as cartas.(Quatro jogadores)
O jogador que inicia a mão está a esquerda de quem distribui as cartas.(Quatro jogadores)
4) Como jogar:
O jogador que jogar a carta de maior valor vence a vaza e a dupla ou jogador que vence mais vazas vence a mão.
Em cada mão há dois tipos de cartas: comuns e manilhas
4.1) Cartas Comuns:
4.2) Manilhas - Truco Mineiro:
As manilhas dependem do naipe e seguem a seguinte ordem (maior para menor):
Quatro de Paus(Zap), Sete de Copas(Copeta), Ás de Espadas(Espadilha) e Sete de Ouros.
4.3) Manilhas - Truco Paulista
As manilhas são determinadas pela carta virada, após a distribuição das cartas, sendo o valor das manilhas
igual ao próximo valor indicado pela carta virada.
As manilhas dependem do naipe e seguem a seguinte ordem (maior para menor):
Paus(Zap), Copas(Copeta), Espadas(Espadilha) e Ouros.
5) Aumentando o valor da mão
5.1) Pedindo truco
Todo jogador, na sua vez, pode pedir TRUCO e a dupla adversária deverá responder se aceita,
corre ou pedi seis.
No truco mineiro uma dupla não pode pedir TRUCO duas vezes seguidas.
5.2) Respondendo a um pedido de truco
Se a dupla ou jogador aceitar o pedido de TRUCO, o valor da mão será de três(paulista) ou quatro(mineiro) pontos.
Se a dupla ou jogador não aceitar(correr) o pedido de TRUCO, o jogador ou dupla adversária ganhará um(paulista) ou dois(mineiro) pontos.
Se a dupla ou jogador pedir SEIS, o jogador ou dupla adversária deverá responder se eles aceitam, correm ou pedem NOVE(paulista) ou DEZ(mineiro).
5.3) Respondendo a um pedido de seis
Se a dupla ou jogador aceitar o pedido de SEIS, o valor da mão será de seis pontos.
Se a dupla ou jogador não aceitar(correr) o pedido de SEIS, o jogador ou dupla adversária ganhará três(paulista) ou quatro(mineiro) pontos.
Se a dupla ou jogador pedir NOVE(paulista) ou DEZ(mineiro), o jogador ou dupla adversária deverá responder se eles aceitam, correm ou pedem DOZE.
5.4) Respondendo a um pedido de nove ou dez
Se a dupla ou jogador aceitar o pedido de NOVE(paulista) ou DEZ(mineiro), o valor da mão será de nove ou dez pontos.
Se a dupla ou jogador não aceitar(correr) o pedido de NOVE ou DEZ, o jogador ou dupla adversária ganhará seis pontos.
Se a dupla ou jogador pedir DOZE, o jogador ou dupla adversária deverá responder se eles aceitam ou correm.
5.5) Respondendo a um pedido de doze
Se a dupla ou jogador aceitar o pedido de DOZE, o valor da mão será de doze pontos.
Se a dupla ou jogador não aceitar(correr) o pedido de DOZE, o jogador ou dupla adversária ganhará dez pontos.
6) Casos Especiais
6.1) Em caso de empate
6.1.1) Primeira vaza: Se a primeira vaza terminou empatada, o jogador ou dupla que vencer a segunda vaza vence a mão.
6.1.2) Segunda vaza: Se a segunda vaza terminou empatada, o jogador ou dupla que venceu a primeira vaza vence a mão.
6.1.3) Terceira vaza: Se a terceira vaza terminou empatada, o jogador ou dupla que venceu a primeira vaza vence a mão.
6.1.4) Todas as vazas: Se todas as vazas terminaram empatadas, o jogador ou dupla que distribuiu as cartas vence a mão.
6.2) Mão de Dez ou Onze
A dupla ou jogador que marcar dez(mineiro) ou onze(mineiro) pontos primeiro poderá decidir se joga ou não a próxima mão e os jogadores da dupla poderão
ver as cartas um do outros.
Se a dupla ou jogador decidir jogar, o valor da mão será de três(paulista) ou quatro(mineiro) pontos e caso decida não jogar, a dupla adversária irá ganhar
um(paulista) ou dois(mineiro) pontos.
Ninguém poderá pedir truco durante a Mão de Dez ou Onze.
6.3) Mão de Ferro
Quando ambas os jogadores ou duplas estão com dez(mineiro) ou onze(paulista) pontos a próxima mão será a "Mão de Ferro" e ninguém poderá pedir Truco.
A dupla ou jogador que vence a "Mão de Ferro" vence o jogo.
Neste modo poderá jogar uma partida simples ou torneio contra a IA do game.
2) Premiação da Partida Simples
A premiação depende se o jogador vence ou não o jogo.
MODO UM JOGADOR | ||
---|---|---|
Status | Premiação | Rank Pontos |
Vitória | x 15 | 03 pts |
Derrota | x 02 | 01 pts |
2) Tourneio
Para ganhar o torneio, o jogador deverá ganhar quatro partidas consecutivas (oitavas, quartas, semi e final).
O jogador ganhará a premiação do torneio apenas se ganhar a final.
Neste modo você jogará contra outros jogadores.
Cada jogador possui 99 segundos para realizar sua jogada.
Para criar uma sala privada ou entrar em uma sala pública você precisará
de moedas azuis.
*ATENÇÃO: Só é possível jogar no modo multiplayer quando há outros jogadores dispónives para jogar.
1) Criando uma sala privada
2) Entrar em uma sala privada
3) Criando uma sala pública
4) Entrar em uma sala pública
5) Premiação
A premiação no modo multiplayer depende se o jogador ou sua dupla vence ou não.
Não haverá premiação no modo multiplayer caso algum jogador saia da jogo antes do seu termino.
MODO MULTIPLAYER | ||
---|---|---|
Condição | Premiação | Rank Pontos |
Vitória | x 50 | 05 pts |
Derrota | x 10 | 03 pts |
Na loja você poderá adquirir avatares, baralhos, moedas e gemas.
1) Adquirindo um item
Após clicar no item desejado, pressione o botão confirmar.
Em estatísticas você poderá visualizar o seu desempenho, acessar placares, conquistas, seus items e trocar o nome
do seu jogador.
1) Acessando os seus itens
Pressionando o botão inventário, o jogador acessará os seus itens adquiridos.
Para trocar o item atual, basta clicar no item desejado e pressionar o botão voltar.
2) Alterando o nome e escolhendo um país
O usuário poderá alterar o nome do seu jogador e escolher um país para representar.
O jogador poderá enviar as suas estatísticas e visualizar os placares do jogo.
Na tela de consquistas é possível visualizar todos troféus e medalhas conquistados pelo jogador.
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